Esses cuidados precisam ter maior atenção. Confira nossas dicas!
Entrar com “a clarinada e marcha nupcial”, com o noivo no altar emocionado por vê-la com um lindo vestido de noiva, é o que a maioria dos casais busca.
Geralmente eles querem uma cerimônia com todos os protocolos tradicionais para uma benção mais que especial, além da decoração e da recepção perfeita e glamorosa,
Para isso, devem saber - é preciso muito organização e planejamento, para que tudo saia conforme o esperado.
Em dúvida ainda em como realizar uma Celebração em Grande Estilo com sucesso?
Anote as dicas deste roteiro que elaboramos para vocês.
MARKING-OF
Noivos tentem se organizar para começar os preparativos com uma antecedência mínima de 5 horas.
Se não dispensam o “Dia da Noiva e do Noivo” com direito a massagem e outros mimos antes de dar início aos trabalhos - maquiagem e a elaboração do penteado para casamento.
Não importa onde escolheram se arrumar, imponha este tempo como limite.
Deixem agendado tudo previamente e tenham o máximo de cuidado para seguir às 5 horas de antecedência antes do horário de seu casamento.
Se vocês são daqueles que fazem questão de estar junto à família e amigos neste momento e se arrumarão no mesmo local, tomem cuidado para não se deixarem levar e perder a hora!
Alguns serviços (Local, Buffet, Celebrante...) cobram taxas extras quando há atraso!
Fique Atento!
LOCAL DA CERIMÔNIA
A decoração para casamento fora da igreja deve começar a ser preparada cerca de 2 horas antes do início da cerimônia.
Converse com o responsável por este serviço e estabeleça com ele um horário 4 à 5 horas para os trabalhos (Decoração, Buffet, Músicos, Som, Celebrante, Cerimonial...) se iniciarem.
Procure saber se são fácies as montagens e se este tempo será o suficiente.
Além disso, vocês também precisam saber o horário em que a equipes chegará, para ter certeza que terá alguém no espaço para recebê-las.
CHECK LIST - CONFERÊNCIAS
Se vocês contrataram um (a) Cerimonialista ou alguém para cuidar do andamento do evento, este também começará a trabalhar de 3 à 5 horas antes da cerimônia.
Este (a) será responsável pela verificação de todos os detalhes, desde a iluminação até o funcionamento dos instrumentos ou equipamentos de som utilizados e será seu braço direito para que tudo saia conforme planejado.
O tempo de antecedência é importante para que, caso haja imprevistos, eles possam resolver os problemas sem atrasos com a com a cerimonia e a festa.
O INÍCIO DA CERIMÔNIA
O primeiro a ocupar o lugar destinado é o Ministro Religioso - Padre, Pastor, Rabino ou Celebrante Social da União (sem vinculo religioso).
Em seguida, dá-se início à música de entrada de casamento do noivo.
O noivo entra com a mãe e o pai, ou representante escolhida para esta função.
Ao chegar diante do Celebrante, ele se mantém do lado direito e os pais (ou acompanhante) seguem para o lugar destinado. Normalmente ao lado direito do noivo.
OS PADRINHOS
Após a entrada do noivo, é a vez dos padrinhos (caso não haja a entrada do pai do noivo com a mãe da noiva – fora com isso!).
Começa a música escolhida para este momento, os casais entram intercalados, sempre começando pelos padrinhos da noiva e em seguida os do noivo, e assim sucessivamente.
Os homens sempre ficam à direita, para que as mulheres possam dar o braço direito a eles.
Quando chegarem ao altar, os padrinhos da noiva seguem para o lado esquerdo e os do noivo para o direito.
Sugerimos que as mulheres fiquem sentadas (evita-se desmaio, incômodos e situações que necessitem ter que sentarem no meio da cerimonia) e os homens ficam posicionados em pé atrás das cadeiras (uma foto clássica e bela).
O MOMENTO TRIUNFAL – TÃO ESPERADO
A vez da noiva, que normalmente está acompanhada do pai. Hoje a tendência é a noiva entrar com os pais - um de cada lado ou mesmo sozinha.
Quando inicia a sua música, ou a marcha nupcial, entram as floristas, daminhas e pajens, se houver, e em seguida a noiva.
O pai entregará a noiva para o noivo e depois ficará ao lado esquerdo de sua esposa. Do lado esquerdo da noiva.
Os pais podem sentar juntamente com as mães.
A CERIMÔNIA
Nem sempre se mantém a música, mas se ela permanecer, durante a cerimônia ela deverá estar baixo e for bem tranquila (fundo musical e instrumental), para não atrapalhar que todas escutem a homilia, os votos, e o famoso “os declaro marido e mulher”, pode beijar a noiva.
O Celebrante dá início à cerimônia explicando o significado de amor, companheirismo, afeto, carinho, amizade e sonhos.
AS ASSINATURAS
Contrate um Ministro Profissional de Casamento – Celebrante de Casamento ou Oficiante de Casamento para realizar a sua cerimonia, esses são habilitados e qualificados para que o seu casamento tenha efeito civil (veja os documentos necessários – aqui)
Nesse momento os noivos, duas testemunhas designadas (geralmente os pais dos noivos) e o Oficiante assinaram o Certificado de Casamento e o Termo Religioso para Efeito Civil - quando há (que será registrado em cartório civil de onde foi expedida a habilitação de casamento).
Essa escolha é ideal,
Pois vocês não precisará ir até o cartório no dia ou na semana para se casarem diante do Juiz de Paz, e também dispensará o Juiz em Diligencia – o que resulta em economia (de roupas, alimentação e penteados) e sua cerimonia para efeito civil poderá ser personalizada de acordo com a crença e cultura das famílias.
ENTRADA DAS ALIANÇAS
Após a assinatura o Celebrante pergunta ao noivo o que ele trouxe para selar o compromisso (o dote) com a sua esposa. Responde as Alianças.
Tocará a música de entrada das alianças, que normalmente são trazidas por uma criança.
Outra ideia muito emocionante é optar pelo o avô ou avó dos noivos desempenharem este papel.
Escolha uma trilha bem romântica para marcar este momento.
AS TROCAS DOS VOTOS E DAS ALIANÇAS
As alianças serão entregues e então haverá a troca de alianças.
Após receberem o símbolo de união, será a vez dos votos, que podem ser os já tradicionais.
“Eu aceito, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”.
A tendência é que (incentivamos) algo pensado e escrito por vocês sejam lido nesse momento único de promessa eterna de amor mutuo e incondicional.
A OFICIALIZAÇÃO
Terminada a troca de alianças, o Oficiante (somente o ministro religioso e o juiz de paz) os declarará casados e autorizará o tão esperado beijo.
O BEIJO
Beijem com todo amor do mundo e sorriam!
Vocês estão casados!
Vocês realizou o sonhado e sagrado matrimônio oficializando diante do Criador e da Sociedade.
CUMPRIMENTOS E SAÍDAS
Seus padrinhos serão os primeiros a deixarem o altar e formarão um corredor para esperar a passagem dos recém-casados.
Em seguida, saem os pais da noiva e depois os do noivo.
Os noivos são os últimos a deixarem o altar, acompanhados à frente por seus pajens e daminhas.
Quando estiverem perto da saída, todos, inclusive convidados, pais e padrinhos, encerram a cerimônia com a famosa chuva de arroz ou as também famosas pétalas de flores e as modernas bolinhas de sabão.
ALGUNS COM A QUEIMA DE FOGOS!
Faça deste momento único. Não se prenda a tantas convenções.
Lembre-se, este, é apenas um modelo utilizado Fora das Igrejas, mas nada te impede de fazer as alterações que deixarão tudo com o seu toque especial.
Quando afirmarem diante da crença e fé que compartilham a vontade de se unirem, as burocracias pouco importarão e a vontade de estarem felizes para sempre predomina.
Tenham a certeza que esse sonho se realizará como sempre planejaram.
Mazel Tov – Boa Sorte!
Rev Khaleb Bueno
Wedding Officiant