segunda-feira, 19 de agosto de 2013

CASAMENTO JUDEU

O casamento judeu é uma cerimônia muito simples realizada pelo Celebrante e Oficiante, que lê uma parte do Salmo 118 e depois faz uma curta benção para os noivos, pois para eles o casamento é o inicio de uma vida nova cheia de preocupações com o seu futuro religioso assim como com suas obrigações morais e espirituais para com o seu povo, além das obrigações de marido e mulher. O casamento judeu acontece em três fases que devem seguir uma ordem certa que é a seguinte:

Contrato Nupcial - é nessa etapa que o noivo assina o Contrato de Casamento que é assistido por mais duas testemunhas, mas deve ser feito antes da chegada da noiva;

Chupá Palio Nupcial uma tenda que representa a casa dos noivos onde eles deverão ser levados para lá acompanhados de seus pais. É nessa tenda que vai ser realizada a terceira etapa;

Mesa Especial nessa fase deverá ter uma mesa especial onde serão servidas as comidas e bebidas depois das bênçãos matrimoniais do Celebrante. A cerimônia devera acontecer na presença de dez testemunhas masculinas a passo que os anéis e o vinho serão abençoados e o casal deverá beber uma taça de vinho.

Depois das três fases realizadas finalmente os noivos podem trocar as alianças e antes que a festa de inicio os noivos devem cumprir outros rituais  como as sete benções e a quebra das taças entre outros rituais, mas esses são os mais importantes.

Decoração da festa

Após os preparatórios para a cerimônia religiosa os convidados também serão recebidos com muita comida e bebida, tudo decorado com muitas flores para que a alegria da festa seja plena. Geralmente os casamentos judaicos são realizados em locais abertos, pois no casamento judaico tudo é diferente e fica longe dos nossos costumes tradicionais. A começar pela decoração da festa que é ao ar livre e cheio de flores com locais especiais apropriados para que os noivos possam cumprir as três fases do casamento de acordo com as tradições judaicas e com todos os acessórios necessários.

Sobre o casamento

O casamento em qualquer religião tem o mesmo significado e todas as cerimônias querem que ele dure para sempre, mas não é bem assim que acontece, pois hoje o casamento esta muito desacreditada e as pessoas nem bem se casam e já estão se separando, outras preferem morar juntos primeiro para depois se der certo casarem, ou seja, promoverem uma cerimônia religiosa.

Vai contra os princípios cristãos, mas os tempos modernos chegaram e cada vez mais os casamentos estão virando raridade e os casais mais antigos que permanecem casados por mais tempo podem se sentirem privilegiados. Mas mesmo com tantos contratempos ainda assim muitos casais preferem se casar e receber a benção de D'us com uma cerimônia religiosa e depois recepcionam os seus convidados com uma linda festa.

E na presença dos convidados demonstram todo amor e felicidade que uniram o casal. O casamento para ser duradouro deve ser alicerçado sobre uma base muito solida de amor, cumplicidade, união e respeito para que mesmo que os anos passem essa base possa suportar todos os percalços que aparecem na jornada matrimonial.

Para concluir:

Se você quer se casar e vai ser uma cerimônia judaica basta seguir as três fases do casamento que tudo vai dar certo, depois é só convidar os seus amigos e parentes a acompanharem vocês nos rituais que fazem a festa do casamento judaico ser tão especial. O nervosismo da noiva e do noivo desaparecerá assim que todas as fases estiverem sido realizadas e partirem para os comes e bebes normais do casamento. 

MAZAL TOV!