domingo, 7 de julho de 2013

RITUAL DOS CASTIÇAIS

É um ritual que simboliza a união das famílias de origem formando a nova família e que se pode inserir tanto à cerimônia civil como à religiosa.

A cerimônia dos castiçais, também conhecida como cerimônia da união ou cerimônia das velas é um ritual que simboliza a união de duas famílias através do matrimônio para iniciar e compartilhar um projeto de vida comum, uma nova jornada a dois.

Alguns situam a origem deste ritual nas tradições judaica, Seja como for, a cerimônia dos castiçais não tem um aspecto religioso. 

No entanto, nem todas as denominações admitem este tipo de rituais.

Para celebrar a cerimônia dos castiçais são necessárias duas velas - castiçais menores ou mais finas que representam as famílias dos noivos, e uma outra mais grossa ou maior que simboliza a nova vida em comum do casal. 

No ritual, as mães acendem as suas velas primeiro e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união) e da Luz Eterna.

Não existe uma pauta escrita de como ou quando se deve realizar. Não obstante, nos casamentos religiosos costuma ser após a chegada da noiva na huppah, enquanto que nas cerimônias sociais se realiza tanto após o consentimento mútuo como após a troca de alianças.

Podem existir algumas variações:

Acender as vela no ato do ritual ou te-las acessas desde o inicio da cerimonia.

Ao invés de serem as mães que acendem as velas podem ser os noivos aos chegarem no altar.

Apagar as velas menores que simbolizam as famílias de origem e que agora se uniram e tem a sua própria família, ou deixar acessas como forma de demonstrar a individualidade na unidade.

Em silêncio ou acompanhada de uma musica.

Toda cerimonia pode ser personalizada de acordo com o desejo dos noivos,

Procure um Wedding Officiant e tire sua duvidas em relação aos rituais que mais se enquadram a sua cerimonia.

Cuidado sair do tradicional e se dar mal.

Boa Sorte

Marque um horário com o Wedding Offciant e tire suas duvidas

Celebrante de Casamento em 2024

Celebrante de Casamento em 2024 Tendências para 2024 Cerimônias personalizadas   Casais buscam cerimônias que refletem suas personalidades e...