domingo, 7 de julho de 2013

RITUAL DOS CASTIÇAIS

É um ritual que simboliza a união das famílias de origem formando a nova família e que se pode inserir tanto à cerimônia civil como à religiosa.
cerimônia dos castiçais, também conhecida como cerimônia da união ou cerimônia das velas é um ritual que simboliza a união de duas famílias através do matrimônio para iniciar e compartilhar um projeto de vida comum, uma nova jornada a dois.

Alguns situam a origem deste ritual nas tradições judaica, Seja como for, a cerimônia dos castiçais não tem um aspecto religioso. No entanto, nem todas as denominações admitem este tipo de rituais.
Para celebrar a cerimônia dos castiçais são necessárias duas velas - castiçais menores ou mais finas que representam as famílias dos noivos, e uma outra mais grossa ou maior que simboliza a nova vida em comum do casal. No ritual, as mães acendem as suas velas primeiro e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união) e da Luz Eterna.
Não existe uma pauta escrita de como ou quando se deve realizar. Não obstante, nos casamentos religiosos costuma ser após a chegada da noiva na huppah, enquanto que nas cerimônias civis se realiza tanto após o consentimento mútuo como após a troca de alianças.
Podem existir algumas variações:

  • Acender as vela no ato do ritual ou te-las acessas desde o inicio da cerimonia.
  • Ao invés de serem as mães que acendem as velas podem ser os noivos aos chegarem no altar.
  • Apagar as velas menores que simbolizam as famílias de origem e que agora se uniram e tem a sua própria família, ou deixar acessas como forma de demonstrar a individualidade na unidade.
  • Em silêncio ou acompanhada de uma musica.
Toda cerimonia pode ser personalizada de acordo com o desejo dos noivos,

Procure um Wedding Officiant e tire sua duvidas em relação aos rituais que mais se enquadram a sua cerimonia.

Cuidado sair do tradicional e se dar mal.

Boa Sorte