sexta-feira, 12 de junho de 2015

CASAMENTO ECUMÊNICO é diferente de CASAMENTO INTER RELIGIOSO

by Khaleb Bueno

Nos últimos 24 anos venho me formando para realização profissional de matrimônios, me especializando em vários tipos de cerimonias inter religiosa, sejam elas religiosas ou não, E tenho visto alguns absurdos e erros cometidos por aqueles que se dizem 'profissionais de casamento' - Cerimonialistas, Mestres de Cerimonias, Celebrantes de Casamentos, Pastores, Padres, Assessores de Eventos, Wedding Planer e até mesmo Oficiantes de Casamentos. Por isso resolvi postar.

CASAMENTO ECUMÊNICO é diferente de CASAMENTO INTER RELIGIOSO.

Os noivos que professam a fé e crenças diferentes, mas que desejam se unir em matrimonio podem optar pelo Casamento Ecumênico (Religioso), esse, é necessário a presença de dois lideres religiosos (padres, pastores, rabinos, anciões...) de denominações diferentes e que de comum acordo se unem para realizar a cerimonia de casamento dos noivos, seguindo os ritos de acordo com cada dogma. Esse tipo de Casamento poderá ter efeito civil.

Quando os noivos são de fé e crenças diferentes mas desejam se unir e o Oficiante de Casamento​ (padre, pastor ou rabino) realiza a cerimonia com o rito próprio seguindo uma tradição sem ferir a fé e a crença dos noivos, familiares e convidados, podem optar pela Cerimonia Inter Religiosa, que também poderá ter o efeito civil desde que o cartório emita a Habilitação de Casamento para os noivos se casarem diante do Ministro Religioso escolhido por eles,

Agora, a um Mestre de Cerimonia somente é permitido simular uma cerimonia, pois não terá o efeito civil do casamento, sendo assim, será necessário os noivos terem sido casados no cartório próximo a sua residencia ou na presença de um Juiz de Paz em diligência.

Eu creio que cada profissional de casamento deve se especializar em sua área de atuação, respeitando as éticas profissionais e os outros profissionais. Claro que o mercado tem aumentado muito nos últimos anos, mas possibilidades e oportunidades que são oferecidas tem perdido seus valores, sejam éticos e econômicos, pois barateiam esse momento tão solene, que é a hora do sim, por renumerações e bagatelas simplificando a importância da benção matrimonial, seja ela, religiosa ou não.

Os noivos precisam valorizar os profissionais que estudaram, se prepararam e especializaram em celebrar a união social dos noivos, não contratando aqueles que fazem dessa tão honrosa vocação - realização do sonho dos noivos, um dinheiro extra de final de semana, um aumentando assim, a falta de profissionalismo.

Cuidado com as ofertas, com aqueles que 'cobre' qualquer orçamento, o seu dia é especial e deve ser perfeito, não brinque, pois não terá como voltar e fazer de novo o grande momento.

Busque um profissional que trate vocês como únicos e não como mais um. Um Wedding Officiant ira planejar sua cerimonia personalizando de acordo com a sua fé e crença, ira dar valor ao que você acredita, respeitando as crenças de seus familiares e convidados, com certeza essa cerimonia será clara, objetiva e emocionante.

Espero ter ajudado vocês. Qualquer duvida pode nos escrever, será um prazer orienta-los para o seu grande dia. Para esse momento tão sonhado do SIM.

Mazal Tov (Boa Sorte)

Rav Khaleb Bueno
019 996475907


Celebrante de Casamento em 2024

Celebrante de Casamento em 2024 Tendências para 2024 Cerimônias personalizadas   Casais buscam cerimônias que refletem suas personalidades e...